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Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

Olá a todos!

 

Hoje achei que deveria alertar os nossos leitores para um portal de todos nós, e que muitos desconhecem.

 

Actualmente resolvemos diversas situações do nosso quotidiano através na internet, mesmo assim, há tantas outras que não damos conta que também podemos resolver, como uma simples alteração de morada, um pedido de certidão, ... !

 

Muitas vezes os nosso horários são incompativeis com determinados serviços, e lá temos que faltar, ou pedir ao patrão que nos deixe chegar um pouco mais tarde, por vezes (falo por mim) levamos com má cara o resto do dia!

logo.gifPortal do Cidadão

 

 

O Portal do Cidadão pretende facilitar o relacionamento entre os Cidadãos e o Estado português, sendo um canal de acesso privilegiado aos serviços prestados pela Administração Pública.

 

A partir do Portal do Cidadão poderá executar online alguns dos serviços disponibilizados pela Administração Pública, assim como consultar informações ou conteúdos diversos. Ao mesmo tempo, o Portal encaminha-o para outros sites onde seja possível interagir directamente com a entidade prestadora do serviço.

 

Sendo apenas um veículo de divulgação e acesso a todos os organismos da Administração Pública que pretendem fazer parte deste projecto, o Portal do Cidadão é assim a porta de entrada única electrónica dos serviços públicos.

 

Actualmente, o Portal do Cidadão apresenta mais de 950 serviços, disponibilizados por um total de 163 organismos e entidades públicas. Com o lançamento do Cartão de Cidadão, novos serviços podem ser realizados online no Portal por meio da autenticação segura, nomeadamente: Alteração de Morada; Pedido de Certidões Online e Criação da Empresa Online.

 

O Portal do Cidadão foi um projecto lançado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em conjunto com todos os Ministérios do Governo, de acordo com as seguintes Resoluções do Conselho de Ministros:

  • Nº 107/2003, de 12 de Agosto, aprova o Plano de Acção para a Sociedade da Informação, principal instrumento de coordenação estratégica e operacional das políticas do XV Governo Constitucional para o desenvolvimento da sociedade da informação em Portugal;
  • Nº 108/2003, de 12 de Agosto, aprova o Plano de Acção para o Governo Electrónico.

A partir de 2007, com a criação da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP, que assumiu as competências de Governo Electrónico da UMIC, o Portal do Cidadão passou a ser gerido pela nova agência.