Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

Tabuada dos Nove

 

Não é que tenha tido grandes dificuldades com matemática, sempre foi a minha disciplina favorita, mas como é o "bicho papão" de muita gente, vou deixar-vos um truque que achei alguma piada e que facilita nos momentos em que a memória não ajuda, mesmo para quem sabe!

 

A ideia é com as duas mãos abertas baixamos o número que vai ser multiplicado por 9, no exemplo temos 9x4, logo baixamos o quarto dedo, depois verificamos quantos dedos ficam à esquerda que representam as dezenas e quantos ficam a direita e encontramos as unidades.

images.jpg

neste caso baixando o quarto dedo

 o numero de dedos à esquerda é 3

 o numero de dedos à direita é 6

logo temos 9x4=36

 

a esta altura já estão com as mãos no ar e calculadora pronta (ou a memória activada) para testar a veracidades desta informação ...

 

então peguem abram as mãos e comecem a conferir pela tabela abaixo!

 

Para não esquecer ...

9x1 = 09

9x2 = 18

9x3 = 27

9x4 = 36

9x5 = 45

9x6 = 54

9x7 = 63

9x8 = 72

9x9 = 81

9x10 = 90

 

CURIOSIDADES:

  1. A soma dos números do resultado é sempre nove, ou seja 9x4=36 »»» 3+6=9, 9x8=72 »»» 7+2=9
  2. Podemos obter o resultado mentalmente, sem os dedos, o numero das dezenas é o anterior ao múltiplo e a soma dos numero do resultado é nove, então 9x6 = 5 (é anterior ao 6) e 4 (9-5=4) ou seja 54
  3. A Sofia Margarida lembrou e bem, que podemos obter o resultado, escrevendo na vertical os números de 0 a 9 e depois de 9 a 0, obtendo os resultados da tabela acima.

 

É POR ESTAS CURIOSIDADES E TRUQUES QUE ACHO A MATEMÁTICA MUITO INTERESSANTE!!

 

 

(podem consultar, aqui mesmo ao lado, os tópicos já publicados nesta rubrica)

 

A Magda,  e a Sofia Margarida  criaram a rubrica "Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia", eu enviei uma dica e passei a fazer parte da parceria, e agora temos também a Bomboca de MorangoTodos podem participar, a rubrica esta aberta a todos. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

12 comentários

Comentar post