Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

E porque estamos na época natalícia em que doar, ajudar, partilhar são verbos importantes, porque não começar agora e continuar com estas palavras ao longo do ano?

 

É uma doação em que nem todos podem participar (infelizmente), mas muitas vezes não se dá o primeiro passo por falta de informação e dúvidas ... muitas dúvidas em relação ao tema ...

 

sangue.png

Tendo sempre acompanhado os meus pais nestas dádivas e feito parte da secção cultural de uma das associações do pais onde é promovida a dádiva e são feitas recolhas com regularidade, logo que fiz os 18 anos comecei a doar o meu sangue, inicialmente na Universidade agora nessa mesma Associação.

 

"Dar sangue é um acto voluntário e benévolo que representa a única forma de proporcionar aos que necessitam o conforto de saber que podem contar com a solidariedade de todos." IPST - Instituto Português do Sangue e da Transplantação

 

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos.  Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

Onde e quando posso doar sangue?

Nos Centros Regionais de Sangue (CRS) de Lisboa, Coimbra e Porto, nos locais onde se efectuam brigadas móveis de colheita de sangue e nos serviços de imunohemoterapia hospitalares, com colheita a dadores. 

É necessário levar algum documento?

Sim. O Bilhete de Identidade se for a primeira vez que dá sangue. Caso seja dador regular, deve levar o Cartão Nacional do Dador de Sangue.

A dádiva de sangue é remunerada?

Não, a dádiva de sangue é benévola e não remunerada.
Com que frequência posso doar sangue?

A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

 

Este é um exemplo de dúvida frequente, vejam mais no site do Doador

"Dar meio litro não é muito?

Uma unidade de sangue doada tem 450 ml. Esse é o volume que se pode colher sem prejudicar o dador. Se o dador tiver no mínimo 50kg de peso e 1,5m de altura então tem um volume total de sangue superior a 5litros. Em pouco mais de 10 minutos (tempo que leva uma doação de sangue) podemos perder 9% do volume total de sangue sem que nos sintamos mal. Os sacos de sangue têm anticoagulante suficiente para não deixar coagular 450ml de sangue, daí que seja este o volume mínimo que se pode colher. Não prejudica quem dá e só traz vantagens para quem recebe."

 

Sabem o vosso grupo sanguíneo, a quem podem dar e de quem podem receber?

Vejam a tabela de compatibilidades:

tabela_compatibilidade_sangue.png

Vejam aqui onde podem fazer a vossa dádiva »»»»» IPST

 

(podem consultar, aqui mesmo ao lado, os tópicos já publicados nesta rubrica)

Quem participa na rubrica:

Segunda-feira - Nia

Terça-feira - Ana

Quarta-feira - Bomboca de Morango

Quinta-feira - Sofia Margarida

Sexta-feira - Magda L. Pais

Esta rubrica não é só nossa, todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

 

5 comentários

Comentar post