Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

Há dias em que pensamos muito no que escrever e parece que nada surge, mas um pequeno detalhe faz iluminar as ideias!

Ao visualizar uma receita de Bolo de Banana, que me parece interessante encontrei o tema de hoje: BANANAS

 

bananas-508e.jpg

 A Banana é conhecida por fornecer energia instantânea, fornece 90 calorias por cada 100 gramas, contendo três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, além de conter uma pequena quantidade de gordura e de proteína. É a fruta número um de grande parte dos atletas, pesquisas comprovam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Para além destas características, a banana pode, também, ajudar na cura e prevenção de diversas doenças.

 

Contra a depressão

De acordo com uma investigação recente, muitas das pessoas que sofrem de depressão sentem-se melhor depois de comerem uma banana. Isto deve-se ao facto de a banana conter um tipo de proteína - triptofano - que o corpo converte em serotonina. A serotonina actua como um relaxante e, assim, relaxa a mente e melhora o humor.

 

Contra a anemia

Por serem ricas em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue ajudando nos casos de anemia.

 

Contra a hipertensão

Extremamente rica em potássio e pobre em sódio, a banana torna-se perfeita para combater a hipertensão

 

Poder cerebral

Uma pesquisa desenvolvida em 200 estudantes, de uma escola em Twickenham, mostrou que as frutas com elevado teor de potássio  podem ajudar na aprendizagem, tornando os alunos mais atentos e elevando a sua capacidade mental.

 

Contra a prisão de ventre

Com um elevado teor de fibra, incluir bananas na sua dieta pode ajudá-lo a normalizar as funções intestinais, sem ter de recorrer a laxantes.

 

Contra a azia

Se sofre de azia regularmente, experimente comer uma banana, já que esta tem um efeito antiácido natural no organismo.

 

Contra os enjoos matinal

Para evitar as náuseas, nada melhor que uma banana entre as refeições. Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, o que evita as náuseas.

 

Nas picadas de mosquito

Quando é picado por um mosquito experimente esfregar a área afectada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas têm resultados excelentes na redução do inchaço e da irritação.

 

Na  ressaca

Uma forma rápida de curar uma ressaca é fazer um batido de banana com leite e mel. Enquanto o leite acalma e hidrata o seu sistema, a banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar.

 

Para acalmar

Ao serem ricas em vitamina B, as bananas ajudam a acalmar o sistema nervoso. Vários estudos chegaram à conclusão que grande parte das pessoas obesas observadas trabalhava sob pressão. Para evitar a ansiedade por comida, é necessário controlarem-se os níveis de açúcar no sangue. Isto pode ser feito através de ingestão de alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas.

 

Com úlceras

A banana neutraliza a acidez e reduz a irritação protegendo as paredes do estômago.

 

No controlo da temperatura

Aos olhos de muitas culturas a banana é vista como uma fruta "refrescante" que pode reduzir tanto a temperatura física, como emocional, das mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebés nascerem com temperaturas baixas.

Informação Nutricional da Banana

Componentes Quantidade por 100 g de banana
Energia 95 calorias
Água 72,1 g
Proteína 1,6 g
Gordura 0,4 g
Carboidratos 21,8 g
Fibras 3,1 g
Triptofano 0,30 mg
Vitamina B1 0,06 mg
Vitamina B2 0,07 mg
Vitamina B3 1 mg
Vitamina B6 0,29 mg
Potássio 425 mg
Magnésio 28 mg

 

Apesar da banana ter fibras que diminuem o apetite a banana tem calorias e por isso não deve ser comida mais que uma banana por dia.

 

 (podem consultar, aqui mesmo ao lado, os tópicos já publicados nesta rubrica)

Quem participa na rubrica:

Segunda-feira - Nia

Terça-feira - Ana

Quarta-feira - Bomboca de Morango

Quinta-feira - Sofia Margarida

Sexta-feira - Magda L Pais

Sábado - Dona Pavlova

Esta rubrica não é só nossa, todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

 

5 comentários

Comentar post