Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

Khimera

Espaço para os meus devaneios ... !!!!

velas.jpg

 

 

Quando pensei neste post, inicialmente a minha ideia era deixar uma dica sobre o significado das cores das velas, muito usadas na época do ano que se aproxima e não só, mas ao pesquisar encontrei este tema que está interligado e que pode ser também aplicado as velas!

cor.jpg

Cromoterapia

A cromoterapia é uma terapia alternativa em que são utilizadas as cores para tratamento de doenças e recuperação do equilíbrio físico e emocional.

 

A palavra tem origem na expressão grega "khrôma" que significa "cor".

 

Historiadores afirmam que no Antigo Egipto a cor - através dos raios solares - já era usada para o benefício do ser humano. Mais tarde, no século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe conduziu uma pesquisa exaustiva a respeito das cores, concluindo que elas têm um determinado efeito. Ele concluiu que o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo causa alegria e o verde é relaxante.

 

Contudo, a cromoterapia só chegou ao Ocidente no século XIX. Nos dias de hoje, a cromoterapia está relacionada com as sete cores do espectro solar, e normalmente um suporte com uma lâmpada de 25 watts é usada no tratamento, onde é colocado a 5 centímetros da pele, actuando durante aproximadamente 3 minutos.

Esta terapia tem muitos críticos na comunidade científica, que defendem que no caso da cromoterapia, o efeito placebo é um factor muito importante na cura de alguns pacientes.

A cromoterapia é muitas vezes ligada com algumas práticas esotéricas, como o Feng Shui, os cristais e a astrologia. Em muitos casos, as sete cores usadas na cromoterapia estão directamente ligadas aos chakras, que são considerados campos de energia que têm influência nas nossas emoções e corpos.

 

As formas de terapêuticas possíveis com cromoterapia são:

  • Vestuário (pode escolher a cor das peças de roupa em função dos problemas de saúde, ou do seu estado de espírito. Assim pode ajudá-lo a tratar-se.)
  • Banho de cor. (Escolha a cor ideal para tratar-se utilizando essências e colorantes misturados no banho. É possível adquirir em lojas de produtos naturais, ou locais onde haja produtos exotéricos.)
  • Pintar as paredes de casa. (Podemos pintar apenas uma parede. Escolher a divisão da habitação onde permanece mais tempo e costuma relaxar. Na maioria dos casos será o quarto.)

Terapias que usam o poder curativo das cores – a cor como terapia de cura

  • Cromoterapia – nesta terapia é feito um diagnóstico e indica as cores que os pacientes mais precisam para fazer a sua cura, seja ela física ou emocional.
  • Light Colour Beamer – esta terapia visa na utilização da cor através de um punho tipo caneta que projecta uma  cor específica, e envia-se um feixe de luz determinado para a parte do corpo que necessita de tratamento. Aura- Soma – Esta é uma terapia que visa a  utilização de frascos pequenos com cerca de 70 combinações de cores. Cada paciente escolhe aleatoriamente as suas cores preferenciais, e as escolhas feitas pelo paciente indicarão ao terapeuta os traços que ajudarão a definir um diagnóstico.)
  • Elixires - A ingestão de água energizada com determinada cor. Consta essencialmente na utilização de garrafas de vidro com determinada cor, com água, que são colocadas à exposição solar, durante 2 horas, para energizar a água com a cor correspondente ao chacka, emoções ou doenças a tratar.
  • Cura Energética da Aura. (Terapêutica realizada através da leitura da aura.)
  • Chamas sagradas (Sacred Flames) É uma terapêutica utilizada através do Reiki.

O significado de algumas das cores usadas na cromoterapia é:

Vermelho: É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. Pode despertar a sexualidade e erotismo.  Área de actuação: activa a circulação e estimula o sistema nervoso. O vermelho está ligado ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.

Laranja: É uma cor alegre e antidepressiva. Área de actuação: rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea. Corresponde ao chakra umbilical, que comanda as acções relacionadas com o sexo. Influencia o processo de tomar decisões.

Amarelo: É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distracção e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão. Área de actuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos. Está ligada ao chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.

Verde: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. Área de actuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insónias, etc.. É uma cor referente ao chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório.

Azul: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Área de actuação: baixa a pressão arterial, tem função analgésica . Corresponde ao chakra laríngeo, que actua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal.

Índigo: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão. Área de actuação: purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante. É representada pelo chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.

Violeta: É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a auto-estima. Área de actuação: acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infecções e inflamações. O chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.

 

 (podem consultar, aqui mesmo ao lado, os tópicos já publicados nesta rubrica)

 

A Magda,  e a Sofia Margarida  criaram a rubrica "Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia", eu enviei uma dica e passei a fazer parte da parceria, e agora temos também a Bomboca de Morango e a NiaTodos podem participar, a rubrica esta aberta a todos. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

2 comentários

Comentar post